terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pirâmide do Conhecimento e Curva de Gauss

Na aula passada (12/08/2013) o Professor Carlos Valente nos apresentou dois conteúdos interessantes: a Pirâmide do Conhecimento e a Curva de Gauss.

Pirâmide do Conhecimento:
Também conhecida como DIKW, do inglês Data-Information-Knowledge-Wisdow, é estruturada em quatro partes: dados, informações, conhecimentos e sabedoria.




Dados: são imagens, números e palavras;
Informação: é a interpretação dos dados, dá um significado aos dados; 
Conhecimento: é a informação sendo processada, armazenada, organizada e aplicada em alguma situação;
Sabedoria: Incorpora a compreensão dos princípios fundamentais dentro do conhecimento. O saber requer moral, ética e o valor, um julgamento único e pessoal do agente. 








Após o intervalo, o Profº Valente nos mostrou a curva de Gauss usando como exemplo dois dados e a lógica que os cerca, como por exemplo, se somarmos as faces opostas de um dado sempre dará 7. (o número 1 é oposto ao número 6, somando os dois números obteremos 7).
Também nos mostrou como isso funciona na curva de Gauss e na bolsa de valores.
Concluímos que, o número 7 é o que mais irá aparecer quando jogarmos dados dentre os outros números, Gauss explica isso (veja foto acima) com a famosa estatística ou probabilidade, o 5,6,7,8 e 9 tem 70% de chances de aparecer numa combinação de dados, os outros números tem 30% de chance.
O Profº fez uma pergunta que gerou opiniões opostas: "Par e Ímpar, quem tem a maior chance de aparecer numa combinação de dados?" Utilizando a lousa, o professor nos mostrou que cada um tem 50% de chance de aparecer. 
Gauss nos mostra que com a probabilidade podemos arriscar na bolsa de valores, mas temos que ter em mente que 90% dos aplicadores não obtém sucesso, ou seja, temos que tomar cuidado!

Deixaremos aqui a recomendação de um livro dada pelo Professor: Pai Rico, Pai Pobre.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário