domingo, 18 de agosto de 2013

Livro: Pai Rico, Pai Pobre.

Oi galera, meu nome é Estephani Ribeiro, sou uma das universitárias cursando o 2° semestre de Sistema da Informação. Na aula passada (12/08/2013) o Professor Carlos Valente de Métodos Quantitativos nos apresentou o livro chamado: Pai rico, Pai pobre que me chamou muito atenção, não sei porque, mas senti necessidade de ler... Todo fim de semana vou estar colocando o resumo do capítulo que li, espero gostar do livro e espero que vocês também gostem.




1° Capítulo - Pai rico, Pai pobre.

No primeiro capítulo o menino que considera um beneficio ter dois pais, um rico e o outro pobre. Assim podendo comparar um ao outro e mostrando a todo momento pensamentos, atitudes e o porque de um pai ser rico e o outro pobre.

“(..)Com nove anos de idade resolvi ouvir e aprender com meu pai rico tudo sobre dinheiro. Optei por não dar ouvidos a meu pai pobre, mesmo que fosse ele quem possuísse todos os títulos universitários.(...)”

Esse parágrafo me chamou atenção, pois o menino da ouvido ao pai rico, mas não é o rico de dinheiro e sim o rico de pensamento. No livro ele consegue observar que o pai pobre não era pobre por causa do dinheiro que ganhava, que era bastante, e sim pelos seus pensamentos e atitudes.
O menino cita seu poema preferido de Robert Frost, e que eu particularmente gostei muito.

"O Caminho não escolhido"

Robert Frost, 1916

Num bosque amarelo dois caminhos se separavam,
E lamentando não poder seguir os dois
E sendo apenas um viajante, fiquei muito tempo parado
E olhei para um deles tão distante quanto pude
Até onde se perdia na mata;

Então segui o outro, como sendo mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque coberto de mato e querendo uso
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma,

E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.

Direi isto suspirando
Em algum lugar, daqui a muito e muito tempo:
Dois caminhos se separaram em um bosque e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.”


Foi tal poema que o fez não dar ouvidos as atitudes e ações do seu pai instruído. Assim tomando uma decisão que determinou o resto de sua vida.
Depois de ler esse parágrafo entendo por que o professor de finanças quis apresentar esse livro para turma.

“(..)O dinheiro é uma forma de poder. Mais poderosa ainda, entretanto, é ainstrução financeira. O dinheiro vem e vai, mas se você tiver sido educado
quanto ao funcionamento do dinheiro, você adquire poder sobre ele e
pode começar a construir riqueza.(...)”

Baseando-se no livro, estou tendo uma visão melhor do dinheiro. Já parou pra pensar porque existem mais pessoas pobres no mundo do que ricas? Como diz o livro, toda a escola deveria ensinar o aluno como financiar o dinheiro, acredito que essa seja a diferença entre o rico e o pobre.

Galera esse foi o primeiro capítulo desse livro incrível, semana que vem vou estar postando o 2° Capítulo, tenham uma ótima semana e se puderem debater comigo sobre o livro, terei o maior prazer.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pirâmide do Conhecimento e Curva de Gauss

Na aula passada (12/08/2013) o Professor Carlos Valente nos apresentou dois conteúdos interessantes: a Pirâmide do Conhecimento e a Curva de Gauss.

Pirâmide do Conhecimento:
Também conhecida como DIKW, do inglês Data-Information-Knowledge-Wisdow, é estruturada em quatro partes: dados, informações, conhecimentos e sabedoria.




Dados: são imagens, números e palavras;
Informação: é a interpretação dos dados, dá um significado aos dados; 
Conhecimento: é a informação sendo processada, armazenada, organizada e aplicada em alguma situação;
Sabedoria: Incorpora a compreensão dos princípios fundamentais dentro do conhecimento. O saber requer moral, ética e o valor, um julgamento único e pessoal do agente. 








Após o intervalo, o Profº Valente nos mostrou a curva de Gauss usando como exemplo dois dados e a lógica que os cerca, como por exemplo, se somarmos as faces opostas de um dado sempre dará 7. (o número 1 é oposto ao número 6, somando os dois números obteremos 7).
Também nos mostrou como isso funciona na curva de Gauss e na bolsa de valores.
Concluímos que, o número 7 é o que mais irá aparecer quando jogarmos dados dentre os outros números, Gauss explica isso (veja foto acima) com a famosa estatística ou probabilidade, o 5,6,7,8 e 9 tem 70% de chances de aparecer numa combinação de dados, os outros números tem 30% de chance.
O Profº fez uma pergunta que gerou opiniões opostas: "Par e Ímpar, quem tem a maior chance de aparecer numa combinação de dados?" Utilizando a lousa, o professor nos mostrou que cada um tem 50% de chance de aparecer. 
Gauss nos mostra que com a probabilidade podemos arriscar na bolsa de valores, mas temos que ter em mente que 90% dos aplicadores não obtém sucesso, ou seja, temos que tomar cuidado!

Deixaremos aqui a recomendação de um livro dada pelo Professor: Pai Rico, Pai Pobre.

 




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BEM-VINDOS

Nós do VIVENDO EM NÚMEROS, damos as boas-vindas! Estamos construindo aos poucos para que possamos agradar nossos leitores, nosso Blog é um projeto universitário da aula de Métodos Quantitativos, em breve novas postagens!


Obrigada (: